R$ 50 bilhões na Advocacia: Crise ou Oportunidade?


O mercado jurídico movimenta a cada ano em torno de R$ 50 bilhões, impulsionado por empresas que recebem até 20 mil processos em um único mês. É um setor que cresce em torno de 20% anualmente.

A Operação Lava Jato, os projetos de reformas e o número crescente de demandas judiciais estão fazendo este mercado crescer ainda mais. Por isso, é cada vez maior o número de softwares e soluções tecnológicas para a área jurídicas, livros, cursos e produtos voltados para os profissionais que atuam neste mercado.

Boa parte destas empresas e destes profissionais vai participar da Fenalaw – maior e mais completo evento jurídico da América Latina – que será realizado entre os dias 24 e 26 de outubro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

Atualmente, o Brasil tem 1.038.906 advogados regulares e recadastrados – ou seja, mais de 1 milhão de advogados registrados na OAB. Ao todo, são 539.415 homens e 499.491 mulheres. Destes, a maior parte está nos está no estado de São Paulo, que possui 291.915 advogados. Em seguida aparece Rio de Janeiro (140.379), seguido por Minas Gerais (105.482), Rio Grande do Sul (77.844) e Paraná (61.807). O estado com menor número de advogados é Roraima com apenas 1.707 profissionais habilitados. Para se ter uma ideia do crescimento da área jurídica, em 2006 o país tinha 574 mil advogados, um crescimento de 80,99% em 11 anos.

O IBGE projeta que a população brasileira em 2016 chegou a 206 milhões de habitantes (segundo o instituto, um novo brasileiro nasce a cada 20 segundos). Numa comparação simples, há um advogado para cada 205 habitantes — 0,5% da população é dessa categoria.

Para se ter uma noção do potencial deste mercado, no período de 2006 a 2016 o país teve 33 novas leis complementares, 464 medidas provisórias, 2093 leis e 3.221 decretos presidenciais. Neste período, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) editou 603 normas diferentes, a Receita Federal, 1209 e o Banco Central, 18.433. Na área agropecuária editaram 75 mil regulamentos.

É uma média de 30 novidades por dia, sem contar as mudanças estaduais e municipais. Neste período, o país teve a edição de novas leis que exigiram mais dos profissionais de Direito, como: Novo Código de Processo Civil, Lei Maria da Penha, Lei de Biosseguranca, nova Lei de Falências, Lei Anticorrupcao e recentemente, já em 2017, a mudança na Lei da Terceirização e a Reforma Trabalhista, que entra em vigor em novembro.

Segundo o levantamento Justiça em Números, do Conselho Nacional de Justiça CNJ, o Brasil tem 102 milhões de processos ativos. Em outra comparação simples, são 102 processos para cada advogado.

O Brasil possui ainda 1.240 cursos superiores de Direito. Com esse número, o país se consagra como a nação com mais cursos de Direito do mundo todo. A soma total de faculdades de direito no mundo chega a 1.100 cursos. Há ainda novas áreas do Direito que registram aumento de demanda, como a tributária, trabalhista e comercial. Mas há ainda áreas do Direito que ainda não são tão conhecidas e não fazem parte da graduação, mas que estão crescendo a cada ano, como: previdenciária, desportivo, eleitoral, marítimo, governança corporativa, entre outras.

“Tudo isso faz do mercado jurídico uma área promissora para negócios, educação e, principalmente, atuação. Por isso, a Fenalaw cresce a cada ano e nosso trabalho é trazer as novidades deste mercado em expansão”, explica Maria Juliana, diretora da Fenalaw.

A Fenalaw vai reunir mais de 3.500 profissionais de departamentos jurídicos e escritórios de advocacia de todo o país. Ao todo, serão 900 congressistas, 200 palestrantes, 60 expositores e patrocinadores, e mais 400 convidados VIP e autoridades do setor. Durante os três dias serão realizadas mais de 200 palestras em seis auditórios simultâneos e mais 1.000 metros quadrados de área de exposição.

A minha palestra será dia 24 às 15h20, com o tema: Advocacia não violenta: Técnicas inovadoras de gestão jurídica colaborativa – Porque brigar, na maioria das vezes, custa caro!

Escolhi esse tema porque sabemos que o operador do direito necessita de técnicas que sustentem uma advocacia não adversarial no dia e dia, e não somente nos cenários de conciliações, arbitragens, mediações ou núcleos colaborativos. O mercado é vasto em excelentes obras que ensinam os advogados a atuarem na mesa de negociação, mas é escasso no desenvolvimento da inteligência emocional daquele, que, em tese, deve estar apto a promover a pacificação social através da sua profissão.

Desse modo, minha palestra Advocacia não Violenta, tem como objetivo principal, ensinar Técnicas Simples para a implementação de um modelo de Advocacia cooperativa nos mais diversos cenários e institutos legais.

Além de mim e de grandes amigos, mais de 60 empresas já confirmaram presença na Fenalaw e apresentarão durante os três dias de evento as melhores soluções, produtos, serviços e tecnologias para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos, como:

Grupo Thomson Reuters (Revista dos Tribunais), Totvs, ATS Tecnologia, Kurier, Compliance Perícia Contábil, Bernhoeft, Pires & Gonçalves Advogados Associados, Fácil Informática, Lexnet, Borges de Liz, Sedep, Jurídico Certo, Doc9, InCompany, NVTur, iiLex, CPJUR, Intelivix, Contraktor, Semprocesso, Justto, Tikal Tech entre outras.

 

Restam poucos espaços disponíveis, vamos aproveitar esse momento para criar novas oportunidades de negócios com advogados de todo Brasil e de vários países?

💰 Agora eu tenho uma excelente notícia! Se você quiser participar da Feira e dos Congressos que ocorrem em paralelo, eu tenho um código de DESCONTO exclusivo de Palestrantes e Patrocinadores que você pode usar. Vou ficar feliz em lhe encontrar lá!

Atenção: para ganhar o MEU desconto 💰, NÃO se inscreva no SITE da FENALAW.

Ao invés disso, entre em contato com o Guilherme no email [email protected] ou pelo wapp 011 97604-5000 e peça o seu desconto da Palestrante Thaiza Vitoria, informando o código SPK5118

Todos os inscritos com esse código SPK5118 estarão concorrendo também a um ingresso para o encontro ao vivo da Comunidade Advogados de Valor, em São Paulo no dia 27/10.

Qualquer dúvida, pode falar com o meu suporte no [email protected]br

BAIXE AQUI A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA FENALAW 2017


Categorias: Advocacia, Coaching para Advogados, Dicas para Advogados, Gestão, OAB, PJE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *