5 Valores relacionados a aparência do escritório de advocacia

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A Dra. Camila Lima, contribui brilhantemente com a valorização dos advogados e escreve com frequencia sobre temas de interesse da classe. 

Já repliquei um artigo dela aqui no portal e replico mais um que achei fantástico sobre a importância da aparência do escritório de advocacia. Segue:

“Já pensou na aparência de escritório de advocacia? As grandes bancas geralmente ficam num edifício, têm um lindo hall para recepcionar os clientes e a sala de reuniões é um luuuxo! Certo?

Nem sempre. Há escritórios de advocacia já bastante confiantes com sua carteira de clientes que se esquecem de alguns detalhes que consideram pequenos diante do volume e da importância do trabalho.

Mas com o passar dos anos, sem perceber, tudo vai ficando velho, feio e…ultrapassado. Inclusive, contratar naquele escritório, que aos poucos vai perdendo valores.

Acreditem, já passei por muitos escritórios de advocacia, pertenci ao quadro de grandes bancas, e garanto que os clientes podem desistir de contratar um serviço prestado num ambiente hostil, sujo, desorganizado, com sofá de couro lindo, mas rasgado, e uma vassoura meio escondida meio aparecendo em algum canto do ambiente.

No início de minha jornada profissional aqui na capital de São Paulo, trabalhei para um escritório com grande volume de processos, muito famoso na área de sua especialidade. No entanto, cansei de ver vários clientes dando meia volta ao entrar naquele ambiente, no mínimo, esquisito e confuso. Explico: o dono era religioso e por todos os ambientes do escritório espalhava imagens de santos católicos e também de umbanda, e por absolutamente todas as mesas era ordenado que se espalhassem diversos livrinhos de mantras, além de músicas de umbanda tocadas em todos os ambientes. Os muitos processos vindos de cargas do fórum que ficavam espalhados pelas mesas denunciavam, no mínimo, a falta gravíssima de cuidar dos autos que estavam sob sua responsabilidade e ao mesmo tempo à disposição de qualquer cliente que adentrava para uma reunião ou consulta.

Já presenciei clientes saindo depressa e exclamando alto enquanto repetia várias vezes o sinal da cruz: “Credo! Acabei de sair do inferno! Este lugar não é bom! Estou tremendo de susto!”.

Então, quais valores deve transmitir a aparência do escritório de advocacia?

1. Confiança. Deixar muitos autos de processos espalhados pelas mesas não dá impressão de que o escritório é autoridade no assunto, mas impressiona, sim, pela desorganização e pouco cuidado com o sigilo, pois qualquer estranho que se aproximar da mesa poderá identificar as pessoas na capa dos autos. Isso não é transmitir confiança.

Como fazer: livre-se do excesso de coisas e móveis. Utilize pastas, porta-clipes, mantenha sempre canetas/lápis e papéis ou blocos de anotação. Evite manter lanchinhos, porta-retratos da família inteira, garrafa de água e pequenos objetos desnecessários na mesa.

2. Sobriedade. Moderação e equilíbrio irão transmitir ao cliente a serenidade que é necessária a todo advogado na hora de temperar o caso que ele (o cliente) levará ao conhecimento daquele profissional e que este saberá emitir o parecer mais acertado.

Como fazer: use móveis em bom estado de conservação, com cores amadeiradas, tinta de parede em tons claros ou pastéis. Evite cores contrastantes de variados tons; tente manter uma uniformidade nas cores padrões do mobiliário.

3. Modernidade. Consegue imaginar-se sendo convidado para tomar um café no intervalo de uma reunião e na hora de adoçar, a colherzinha para mexer o açúcar está envolta a uma pedra de açúcar grudado de tanto que já foi utilizada. Ultrapassado, né? E chegando numa empresa de tecnologia se depara com os computadores antigos (enormes caixas beges encardidas)? Todo mundo repara… Então, dê atenção a alguns detalhes que demonstrem sua capacidade de renovação, pois isso reflete na imagem de profissional com conteúdo atualizado também.

Como fazer: pra quem não se encontra ainda em condições de contratar profissionais para decorar o ambiente ou comprar objetos de decoração que deem ares atuais, considere demonstrar atualidade e modernidade com um quadro mais moderno, um móvel com algum detalhe diferente. Se a sua sala de atendimento for alugada especialmente para atender seu cliente, procure uma locação adequada que seja moderna e com móveis em bom estado. Troque o computador por tela plana ou por um notebook, um cantinho reservado para o café que tenha uma garrafa e xícaras novas e modernas. Enfim, existem muitos detalhes que fazem a diferença neste quesito e que não custam caro. P. S.: recomenda-se não usar adesivos em paredes.

4. Força. No contexto do nosso tema, força significa ter capacidade de assumir e cumprir um compromisso assumido. Traduz também a ideia de poder, energia para enfrentar uma determinada missão com assertividade.

Como fazer: as cadeiras dos advogados podem ser diferentes das demais cadeiras do escritório, mais pomposas, do tipo presidente/diretor, pois isso imprime autoridade. As pessoas tendem a sentir segurança diante de alguém com presença forte, marcante.

5. Sensibilidade. Mostrar sensibilidade, neste caso, significa dizer que os profissionais estão atentos aos detalhes mais importantes.

Como fazer: mantenha uma sala de reunião para atendimento privativo aos clientes porque isso demonstra o quão atento o advogado está com relação ao sigilo do caso, evitando que outros participem dos detalhes que só interessam às partes envolvidas na causa.

A nossa profissional de design e marketing, Marilise Rossetti, comenta a respeito da sala de atendimento e reuniões para espaços pequenos: “Opte por móveis que sejam multifuncionais. Espaços pequenos demandam por um layout inteligente. Não esqueça das áreas de circulação, é preciso que tanto clientes como funcionários possam se deslocar de forma fácil durante o fluxo de trabalho ”.

Sucesso e prosperidade a todos os doutores!


Fonte:http://www.advogadodevalor.com.br/5-valores-relacionadosaaparencia-de-escritorio-de-advocacia/

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